Sinopse

Sabrina é uma jovem de classe média que esconde dois segredos da família. O primeiro é a compulsão a roubar, decorrente da falta de afeto por parte dos pais, Hilda e Fred. Alheios a tudo que não se resume a festas e acontecimentos sociais, o casal ignora que a filha é cleptomaníaca.

O outro segredo de Sabrina é que ela leva uma vida dupla. Sem que ninguém saiba, aluga um quarto na pensão de Lola, no subúrbio, fingindo ser uma pessoa modesta que ganha a vida vendendo produtos de beleza. Assim ela divide seu tempo entre a casa dos pais e a pensão.

Lola é uma espanhola que se mete na vida de todos os hóspedes, como Léo, que se envolve com Sabrina. Apesar de ter ficado cego aos 14 anos, Léo é um rapaz bem humorado que aproveita a vida ao máximo. Ele divide-se entre o amor de Sabrina e Shana, filha de Lola, uma jovem charmosa, de temperamento forte, que luta para progredir na vida.

Era também a história de Luciana, uma moça pobre e misteriosa, também hóspede da pensão. Ela rompe o noivado com Rogério, um homem rico, para juntar-se ao seu verdadeiro amor, Alex. Porém, descobre que Alex casou-se com outra mulher, Adelita.

Enquanto encontros e desencontros amorosos se sucedem, vários personagens passam a receber cartas apaixonadas, porém anônimas.

Globo – 19h
de 6 de março a 2 de setembro de 1978
151 capítulos

novela de Cassiano Gabus Mendes
direção de Régis Cardoso

Novela anterior no horário
Sem Lenço Sem Documento

Novela posterior
Pecado Rasgado

LUIZ GUSTAVO – Léo
MARIA CLÁUDIA – Shana
WANDA STEFÂNIA – Sabrina
SUSANA VIEIRA – Luciana
DENIS CARVALHO – Alex
ESTER GÓES – Adelita
MAURO MENDONÇA – Rogério
ILKA SOARES – Helena
MARIA DELLA COSTA – Ana Paula
HÉLIO SOUTO – Pedro
ELIZÂNGELA – Ritinha
FAUSTO ROCHA JR. – Jorge
KITO JUNQUEIRA – Joca
HELOÍSA MILET – Mônica
REYNALDO GONZAGA – Wagner
EVA TODOR – Lola
LUÍS PICCINI – Deodato
RICARDO BLAT – Tuta
TEREZINHA SODRÉ – Alice
OSMAR PRADO – Edu
CÉLIA BIAR – Laura
FERNANDO JOSÉ – Fred
ROSITA TOMAZ LOPES – Hilda
NORMA GERALDY – Ester
BRANDÃO FILHO – Totó
ANA MARIA SAGRES – Florinda
DINORAH MARZULLO – Carmela
LAURA SUAREZ – Magda
WÁLTER CRUZ – Luiz
LEINA KRESPI – Marta
CHRIS COUTO – Tutila
LEILA CRAVO – Elisa
Ingrid
RAPHAEL BEZERRA – Dr. Noronha (médico de Adelita)
LÍDIA IÓRIO – empregada de Helena
as crianças
LUÍS CARLOS NIÑO – Zito
GLÁUCIA SOUZA – Maria Angélica
e
MIRIAN PIRES – Madame Juju (representante de uma empresa de prdutos de beleza, para a qual Sabrina trabalha, no início)

– núcleo da pensão da espanhola LOLA (Eva Todor), mulher alegre e despachada, intromete-se na vida dos hóspedes:
o marido DEODATO (Luís Puccini), homem idoso, aposentado, vive dedicado à mulher e ajuda a cuidar da pensão
a filha SHANA (Maria Cláudia), jovem bela e de temperamento forte, luta para progredir na vida. Trabalha numa butique
os hóspedes:
LÉO (Luiz Gustavo), cego desde os 14 anos, é um rapaz bem-humorado, que aproveita a vida ao máximo. Apaixonado por Shana, tem que lidar com o gênio explosivo dela
LUCIANA (Susana Vieira), moça misteriosa, de origem humilde, vai morar na pensão depois de romper um noivado com um homem muito rico
ALICE (Terezinha Sodré), alegre e engraçada, divide o quarto com Luciana. Trabalha num supermercado e gosta de ler livros para Léo nos dias de folga
TUTA (Ricardo Blat), auxiliar de tratador de cavalos no Jóquei Clube. É tímido e gago, tem dificuldades para se comunicar com as pessoas. Interessa-se por Alice
EDU (Osmar Prado), metido a conquistador, dá em cima de Shana e de Alice
TOTÓ (Brandão Filho), senhor que toca contrabaixo numa churrascaria à noite e vive discutindo com Lola por causa de sua vida boêmia
a cozinheira FLORINDA (Ana Maria Sagres), tivera um caso velado com Deodato, passa a aceitar a corte de Totó
o filho de Florinda, o garoto ZITO (Luís Carlos Niño), estuda à noite e ajuda Léo a vender enciclopédias.

– núcleo de SABRINA (Wanda Stefânia), jovem rica, leva uma vida dupla dividindo-se entre a casa dos pais e a pensão de Lola, onde aluga um quarto e finge ser uma moça modesta a procura de emprego. É cleptomaníaca e tenta suprir sua carência afetiva furtando pequenos objetos. Apaixona-se por Léo, que divide-se entre ela e Shana:
os pais FRED (Fernando José), enriqueceu com uma gráfica e, depois de muito trabalhar, passou a responsabilidade aos filhos para aproveitar a vida ao lado da mulher, frequentando festas e eventos sociais,
e HILDA (Rosita Tomaz Lopes), sua maior preocupação são os eventos sociais. Ignora a vida dupla da filha e sua compulsão por roubo
os irmãos ALEX (Denis Carvalho), assume o comando da gráfica de seu pai. Descobre os conflitos da irmã e tenta alertar os pais. Apaixonado por Luciana, acaba casando-se com outra mulher. Luciana, sem saber, desfaz um compromisso pensando que Alex está livre, mas chega tarde demais
e WAGNER (Reynaldo Gonzaga), trabalha com o irmão na gráfica
a cunhada ADELITA (Ester Góes) que casa-se com Alex, apesar de ele ainda amar Luciana
a amiga LAURA (Célia Biar), sua confidente, trabalha vendendo cosméticos.

– núcleo de ROGÉRIO (Mauro Mendonça), homem rico, viúvo e proprietário de uma indústria metalúrgica. Apaixonado por Luciana, com quem marca casamento, mas ela desiste em cima da hora:
o filho JOCA (Kito Junqueira), a princípio implica com Luciana, mas depois descobre-se apaixonado por ela. Mas também implica com as outras mulheres que se aproximam do pai.

– núcleo de HELENA (Ilka Soares), dona da butique onde Shana trabalha. Viúva, bonita e vaidosa, provoca os homens com seu charme. A princípio interessa-se por Wagner, que namorava sua filha. Mas passa a lutar pelo amor de Rogério quando ele é abandonado por Luciana:
a filha MÔNICA (Heloísa Milet), garota mimada que namora Wagner no início. Descobre-se ao final que ela era a autora das cartas anônimas que atormentavam vários personagens
a mãe ESTER (Norma Geraldy), gosta de dizer sempre a verdade, doa a quem doer
a funcionária da butique TUTILA (Chris Couto).

– núcleo de ANA PAULA (Maria Della Costa), apaixonada por Rogério desde o início, sonha em casar-se com ele, apesar da hostilidade de Joca, que implica com ela. Passa a disputar Rogério com Helena:
o irmão JORGE (Fausto Rocha Jr.), nutre uma paixão não correspondida por Sabrina.

– núcleo do mecânico PEDRO (Hélio Souto), sem muita instrução, é meio grosseirão. Amigo de Edu, com quem tenta uma sociedade. Apaixona-se por Ana Paula. A princípio ela o usa para fazer ciúmes em Rogério, mas depois descobre-se apaixonada por ele:
a irmã RITA (Elizângela), que ele vigia demasiadamente, podando sua liberdade. A princípio namorada de Joca, depois interessa-se por Jorge
a tia CARMELA (Dinorah Marzullo)
a menina MARIA ANGÉLICA (Gláucia de Souza), agregada da família.

– núcleo de MAGDA (Laura Suarez), mãe de Léo que o procura:
os amigos que a ajudam a localizar Léo, LUIZ (Wálter Cruz), namorado de Tutila,
e MARTA (Leina Krespi).

A essência era a mesma de Locomotivas, do mesmo autor (Cassiano Gabus Mendes) e diretor (Régis Cardoso), exibida no mesmo horário (às sete horas), no ano anterior e elenco com vários atores em comum.
Não conseguiu repetir o sucesso e repercussão, apesar da mesma fórmula. Ainda assim, o triângulo amoroso formado por Shana, Léo e Sabrina (Maria Cláudia, Luiz Gustavo e Wanda Stefânia) deu um saboroso toque romântico à trama.

Luiz Gustavo apresentou um bom trabalho como o cego Léo, seu primeiro protagonista na Globo. Através do personagem, Cassiano Gabus Mendes tratou da questão da deficiência visual com leveza e bom humor, aproveitando o talento de Luiz Gustavo. Léo, que havia perdido a visão quando criança, era um sujeito de bem com a vida e carismático. O autor não teve a pretensão de fazer merchandising social, tanto que, ao final, após uma cirurgia, Léo não voltou a enxergar.

A problemática da cleptomania também foi apresentada, através da personagem Sabrina (Wanda Stefânia, atriz da Tupi estreando na Globo), que praticava pequenos furtos mesmo sendo de família abastada. Novamente, o autor não discutiu a doença, que serviu à novela apenas como um entrecho folhetinesco.

A história não passava de encontros e desencontros amorosos. Mas havia um mistério que mobilizou a audiência: quem era o autor das cartas amorosas anônimas que, durante a novela, remeteu correspondências para vários personagens? Ao final descobriu-se que era Mônica (Heloísa Milet). A moça começou enviando cartas para a mãe, Helena (Ilka Soares), pois tinha ciúmes e inveja de sua beleza e charme. Mônica gostou da brincadeira e passou a enviar cartas a todos que conhecia.

A abertura original mostrava um grupo de telefonistas em ação. Mas foi censurada e substituída por outra, onde uma moça chamava a atenção de todos ao passear pela movimentada praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.
A moça da abertura era a modelo Lenilda Leonardi, que ganhou notoriedade, a capa da trilha internacional da novela (na verdade um frame da abertura) e as páginas das revistas.

O elenco de Te Contei? era formado por vários atores que estiveram nas duas últimas novelas de Cassiano Gabus Mendes dirigidas por Régis Cardoso.
Em comum com o elenco de Locomotivas, estavam em Te Contei?: Denis Carvalho, Ilka Soares, Hélio Souto, Elizângela, Eva Todor, Teresinha Sodré, Célia Biar, Lídia Iório e Mírian Pires (que fez uma pequena participação no início de Te Contei?).
Outra parte do elenco foi vista em Anjo Mau: Ilka Soares, Susana Vieira, Luiz Gustavo, Reynaldo Gonzaga, Osmar Prado e Rosita Tomaz Lopes.

Denis Carvalho somou as funções de ator e diretor em Te Contei?.

A produção escolheu a Barra da Tijuca e a Gávea, no Rio de Janeiro, para gravar as cenas externas.

Além de Wanda Stefânia, também estreou na Globo a atriz Ester Góes. Te Contei? ainda marcou a estreia em novelas da veterana atriz Norma Geraldy e da novata Chris Couto.

O tema de abertura, uma debochada música de Rita Lee e Roberto de Carvalho gravada por Sônia Burnier, marcou a novela com versos como “Você se lembra daquela sirigaita que tentou roubar o meu marido? Te contei, não? O marido dela agora está comigo!”

Elmo Francfort narra no livro “Gabus Mendes, Grandes Mestres do Rádio e Televisão”:
“Em 15 de setembro [de 1978], treze dias após o término da novela, Cassiano lançou em Vitória [ES] a peça ‘Agora Eu Conto’, dirigida por Régis Cardoso. Já tinham marcado a turnê para o circuito Norte-Nodeste e depois, para 1979, na região sul brasileira. A peça tinha no elenco Luiz Gustavo, Maria Della Costa e Maria Cláudia.”
Luiz Gustavo complementou: “Quando eu acabei de fazer o cego Léo de ‘Te Contei?’, ele escreveu uma peça de teatro contando o que ‘Te Contei?’ não contou. Era muito engraçada. Aí eu saí viajando com parte do elenco pelo Brasil, ganhamos um dinheirinho!”

Te Contei? foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, de 11/05 a 06/11/1981.

Trilha Sonora Nacional
teconteit1
01. SÓ VOCÊ (POR VOCÊ, SEM VOCÊ) – Lady Zu (tema de Sabrina)
02. CARA DE PAU – Ana e Ângela (tema de Léo)
03. LONGAS CONVERSAS – Hermes Aquino (tema de Rogério)
04. BLACK CÔCO – Painel de Controle (tema de Léo)
05. PENA EU NÃO SABER – Renato Terra (tema de Wagner)
06. TE CONTEI? – Sônia Burnier (tema de abertura)
07. FOI ASSIM – Fafá de Belém (tema de Ana Paula e Pedro)
08. SOLIDÃO – Rosemary (tema de Adelita e Alex)
09. DE MIM PRA VOCÊ – Secos & Molhados (tema de Rita)
10. AGARRE SEU HOMEM – Sílvio César (tema de Shana)
11. NÃO CONSIGO – Impacto (tema de Sabrina e Léo)
12. DESENCONTRO – Vanusa (tema de Luciana e Alex)

Trilha Sonora Internacional
teconteit2
01. DANCE A LITTLE BIT CLOSER – Charo
02. HOW DEEP IS YOUR LOVE – Bee Gees (tema de Léo e Sabrina)
03. EVERYBODY DANCE – Chic
04. SELF PITY – Lucifer (tema de Ana Paula)
05. RUN AWAY – Loleata Holloway
06. WHEN I LOOKED AT YOUR FACE – Jodie Foster (tema de Helena e Wagner)
07. SURPRISE – Manchester (tema de Sabrina e Jorge)
08. EASY TO LOVE – Leo Sayer (tema de Rita)
09. JUST THE WAY YOU ARE – Billy Joel (tema de Adelita e Alex)
10. IT’S A HEARTACHE – Bonnie Tyler (tema de Luciana)
11. EL AMOR ENTRE TU Y YO – Nydia Caro (tema de Shana)
12. KEEP DOIN’IT – Showdown
13. LOVING YOU SEEMED TO BE SO MAGIC – Atlantic Boys (tema de Rogério)
14. REVOIR – Art Sullivan

Temas Internacionais de Novelas
compacto com uma musica exclusiva internacional de Te Contei?
conteicd2
01. WE´RE ALL ALONE – Rita Coolidge (da novela O Astro)
02. SAD SONGS – Alessi (da novela Locomotivas)
03. IN YOUR EYES – Gallagher and Lyle (da novela Te Contei?)
04. THERE´S ALWAYS A GOODBYE – Randy Richards (da novela O Pulo do Gato)

Sonoplastia: Nestor de Almeida

Tema de Abertura: TE CONTEI? – Sônia Burnier

Você se lembra daquela sirigaita
Que tentou roubar o meu marido
Te contei, não?
O marido dela agora está comigo!

Você se lembra da nossa empregada
Que mamãe tratava como uma filha
Te contei, não?
O meu irmão já aumentou a família

Te contei, te contei, te contei?
Depois não diga que eu não te contei!
Te contei, te contei, te contei?
Mas não conte que eu te contei!

Os motéis agora estão super lotados
E a garotada anda a todo vapor
Te contei, não?
Hoje em dia é pouco papo e muito amor

Te contei, te contei, te contei?
Depois não diga que eu não te contei!
Te contei, te contei, te contei?
Mas não conte que eu te contei!…

Veja também

  • anjomau76_logogde

Anjo Mau (1976)

  • locomotivas_logo

Locomotivas

  • marronglace_logo

Marron-Glacé

  • plumasepaetes_logo

Plumas e Paetês